Novas aquisições

Literatura - Infantil e Infantojuvenil


A menina da renda vermelha - Fabiana Guimarães e Veruschka Guerra (Paulus). As descobertas de uma menina em meio à tessitura da renda artesanal e da própria história de vida.

A raiva - Blandina Franco e José Carlos Lollo (Pequena Zahar). A história de uma raivinha à toa que de repente aparece, cresce e cresce ... e de como lidar com ela.

Com afeto e alfabeto - Dilan Camargo e Jacobo Muñiz (Edelbra). Palavras e números, letras e rimas, mente e coração: uma poesia elaborada com muito afeto e com o alfabeto.

Bicho lógico - Paula Teitelbaum (Piu). Formas geométricas dão vida a diversos animais, através de uma divertida narrativa poética.

Histórias de fogo - Flávia Savary e Veruschka Guerra (Paulus). Contos folclóricos da Rússia, Japão e Estados Unidos, sobre a relação entre o fogo e os povos de cada uma destas culturas.

Fantasias de criança - Fátima Miguez e Anielizabeth Cruz (Nova Fronteira). O universo infantil apresentado através da poesia e do mundo da imaginação.


Literatura - Jovens e Adultos




Quem é você, Alasca? - John Green (Intrínseca). As descobertas e influências de um jovem durante a adolescência.

Um mais um - Jojo Moyes (Intrínseca). Peripécias de família num romance inusitado e bem-humorado.

Depois de você - Jojo Moyes (Intrínseca). O fim de um relacionamento, o luto e a retomada da própria trajetória.

Na natureza selvagem - John Krakauer (Companhia das Letras). As questões existenciais, o relacionamento familiar e social de um jovem rico que abandona tudo e vai viver junto à natureza.

Histórias extraordinárias - Edgar Allan Poe (Companhia de Bolso). Coletânea de contos de suspense e terror.


Acervo Especializado



As melhores escolas: a prática educacional orientada pelo desenvolvimento humano - Thomas Armstrong (Artmed). Retomada de grandes pensadores - Montessori, Freud, Steiner, Dewey, Gardner - para uma abordagem humana e integral de educação da criança. 

Peer instruction: a revolução da aprendizagem ativa - Eric Mazur (Penso). O envolvimento do estudante no próprio processo de aprendizagem e na interação entre colegas durante as aulas. 

Utilizando as competências das crianças: a teoria das inteligências múltiplas na educação infantil  (Projeto Spectrum, v.1) - Howard Gardner e colaboradores (Penso). Abordagem alternativa à avaliação e desenvolvimento de currículos na educação infantil, observando e usando as competências das crianças como base para um programa individualizado. 

A prática de assessoramento educacional - Carles Monereo e colaboradores (Artmed). Formação de assessores e modelos de intervenção para atuação no ambiente educacional. 
 
A infância através do espelho: a criança no adulto, a literatura na psicanálise - Celso Gutfreind (Artmed). Um estudo sobre as inter-relações entre a literatura e a psicanálise infantil. 

Era uma vez uma outra história: leitura e interpretação na sala de aula - Lucília Romão e Soraya Pacífico (DCL). A prática da leitura em sala de aula como instrumento de transformação social.

Comentários