Novidades em livros para educadores
O
significado da mudança educacional
Michael
Fullan (4.ed., Penso, 2009)
"A
questão-chave nesta quarta edição de ' O Significado da Mudança Educacional' é como combinar significado e ação com a finalidade de gerar uma melhora perene na
educação. A obra explica quais os
fatores e os processos que evidenciam a mudança: capacitação, aprendizagem
dentro do contexto, sustentabilidade e líderes sistêmicos em ação, dispostos a
mudar tanto o sistema quanto o seu próprio contexto.”
Escolas criativas: a revolução que está
transformando a educação
Ken Robinson e Lou
Aronica (Penso, 2019)
“Será que
as escolas matam a criatividade? Essa foi a provocativa pergunta feita por Ken
Robinson em sua mundialmente famosa palestra TED. Neste livro, ele expande a
conferência e apresenta soluções práticas e inovadoras para transformar a
educação. Repleto de histórias, pesquisas e recomendações de profissionais de
todo o mundo, Escolas criativas inspira
alunos, professores, pais, gestores e demais agentes envolvidos na educação a
repensar sobre o verdadeiro propósito da criatividade, da aprendizagem e do
ensino.”
Metodologias ativas
para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática
Lilian Bacich e José
Moran (Penso, 2018)
“Metodologias ativas valorizam a
participação efetiva dos alunos na construção do conhecimento e no
desenvolvimento de competências, possibilitando que aprendam em seu próprio
ritmo, tempo e estilo, por meio de diferentes formas de experimentação e compartilhamento,
dentro e fora da sala de aula, com mediação de docentes inspiradores e
incorporação de todas as possibilidades do mundo digital. Este livro apresenta
práticas pedagógicas, na educação básica e superior, que valorizam o
protagonismo dos estudantes e que estão relacionadas com as teorias que lhes
servem como suporte. “
A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o
aprendizado ativo
Fausto Camargo e
Thuinie Daros (Penso, 2018)
“Cada vez mais rápida, a revolução
tecnológica pode facilmente ultrapassar o desenvolvimento das estratégias
educativas. O clássico regime de aulas expositivas agora dá lugar às
metodologias ativas, que colocam o aluno como protagonista da aprendizagem e
desenvolvem competências de forma criativa e reflexiva para a resolução de
problemas. A primeira parte deste livro aborda como é possível renovar a sala
de aula. Na segunda parte, são descritas mais de 40 estratégias, destinadas
tanto à educação básica quanto ao ensino superior, para colocar as mudanças em
prática.”
Ensino
híbrido: personalização e tecnologia na educação
Lilian
Bacich, Adolfo Tanzi Neto , Fernando De Mello Trevisani (Penso, 2015)
“Resultado das reflexões dos participantes do Grupo de Experimentações em Ensino
Híbrido desenvolvido pelo Instituto Península e pela Fundação Lemann, este
livro apresentar aos educadores possibilidades de integração das tecnologias
digitais ao currículo escolar, de forma a alcançar uma série de benefícios no
dia a dia da sala de aula, como maior engajamento dos alunos no aprendizado e
melhor aproveitamento do tempo do professor para momentos de personalização do
ensino por meio de intervenções efetivas.”
Planejando o trabalho em grupo: estratégias para salas
de aula heterogêneas
Elisabeth G. Cohen e
Rachel A. Lotan (3.ed., Penso, 2017)
“Com base em anos de pesquisa e
experiência docente, a nova edição deste popular livro traz atualizações
importantes sobre como aplicar com sucesso a aprendizagem cooperativa, de modo
a construir salas de aula equitativas. Esta edição inclui as descobertas das
mais recentes pesquisas sobre o que torna uma tarefa adequada para grupos,
mostra como o trabalho em equipe contribui para o crescimento e o
desenvolvimento dos estudantes, e como os professores podem organizar suas
salas de aula para que todos participem ativamente.“
Aula nota 10 2.0: 62
técnicas para melhorar a gestão da sala de aula
Doug Lemov (Penso, 2018)
“Ensinar é um dos trabalhos mais importantes
do mundo e, geralmente, um dos mais difíceis. Professores excelentes estão
sempre se empenhando em aprender e melhorar suas aulas, e não importa o quão
bons eles sejam, sempre há algo a ser aprimorado. Aula nota 10 2.0 reúne a experiência de professores
em salas de aula ao redor do mundo e oferece um conjunto atualizado de técnicas
efetivas e envolventes para aprimorar a gestão da sala de aula.”
Avaliação em sala de aula: conceitos e aplicações
Michael K.
Russell , Peter W. Airasian (Penso, 2014)
“A avaliação é parte cotidiana do
ensino e do aprendizado e consiste no processo de coletar, sintetizar e
interpretar informações que ajudam o professor na tomada de decisão. Este livro
mostra que ela é um componente-chave de todos os aspectos do processo
instrucional - entre eles a organização e a criação da cultura de sala de aula,
o planejamento de tarefas e a análise da evolução dos estudantes em decorrência
das aulas. Apresenta, ainda, novas ferramentas e abordagens à avaliação que
resultam da introdução das tecnologias computacionais nas escolas.”
Aprendizagem
invertida para resolver o problema do dever de casa
Jonathan Bergmann
(Penso, 2018)
“O dever de casa é uma oportunidade
para continuar aprendendo depois que o sinal da escola toca. De que modo os
professores podem mudar a maneira como os alunos veem essa atividade e
assegurar-se de que eles ainda se beneficiem com o conhecimento adicional? É
simples: invertendo a aprendizagem! Neste livro, Jonathan Bergmann, um dos
pioneiros do método Flipped Classroom,
discute o motivo pelo qual o dever de casa tradicional causa tanta frustração
nos estudantes. Além de elucidar o aumento da capacidade de aprendizagem por
meio do dever de casa invertido, o autor sugere atividades engajadoras que
tornam os estudantes participantes ativos na experiência de sala de aula.”
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