Novidades em livros para educadores


O significado da mudança educacional
Michael Fullan (4.ed., Penso, 2009)

"A questão-chave nesta quarta edição de ' O Significado da Mudança Educacional' é como combinar significado e ação com a finalidade de gerar uma melhora perene na educação.  A obra explica quais os fatores e os processos que evidenciam a mudança: capacitação, aprendizagem dentro do contexto, sustentabilidade e líderes sistêmicos em ação, dispostos a mudar tanto o sistema quanto o seu próprio contexto.”

Escolas criativas: a revolução que está transformando a educação
Ken Robinson e Lou Aronica (Penso, 2019)

“Será que as escolas matam a criatividade? Essa foi a provocativa pergunta feita por Ken Robinson em sua mundialmente famosa palestra TED. Neste livro, ele expande a conferência e apresenta soluções práticas e inovadoras para transformar a educação. Repleto de histórias, pesquisas e recomendações de profissionais de todo o mundo,  Escolas criativas inspira alunos, professores, pais, gestores e demais agentes envolvidos na educação a repensar sobre o verdadeiro propósito da criatividade, da aprendizagem e do ensino.”

Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática
Lilian Bacich e José Moran (Penso, 2018)

“Metodologias ativas valorizam a participação efetiva dos alunos na construção do conhecimento e no desenvolvimento de competências, possibilitando que aprendam em seu próprio ritmo, tempo e estilo, por meio de diferentes formas de experimentação e compartilhamento, dentro e fora da sala de aula, com mediação de docentes inspiradores e incorporação de todas as possibilidades do mundo digital. Este livro apresenta práticas pedagógicas, na educação básica e superior, que valorizam o protagonismo dos estudantes e que estão relacionadas com as teorias que lhes servem como suporte. “

A sala de aula inovadora:  estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo
Fausto Camargo e Thuinie Daros (Penso, 2018)

“Cada vez mais rápida, a revolução tecnológica pode facilmente ultrapassar o desenvolvimento das estratégias educativas. O clássico regime de aulas expositivas agora dá lugar às metodologias ativas, que colocam o aluno como protagonista da aprendizagem e desenvolvem competências de forma criativa e reflexiva para a resolução de problemas. A primeira parte deste livro aborda como é possível renovar a sala de aula. Na segunda parte, são descritas mais de 40 estratégias, destinadas tanto à educação básica quanto ao ensino superior, para colocar as mudanças em prática.”

Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação
Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto , Fernando De Mello Trevisani (Penso, 2015)

“Resultado das reflexões dos participantes do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido desenvolvido pelo Instituto Península e pela Fundação Lemann, este livro apresentar aos educadores possibilidades de integração das tecnologias digitais ao currículo escolar, de forma a alcançar uma série de benefícios no dia a dia da sala de aula, como maior engajamento dos alunos no aprendizado e melhor aproveitamento do tempo do professor para momentos de personalização do ensino por meio de intervenções efetivas.”

Planejando o trabalho em grupo: estratégias para salas de aula heterogêneas
Elisabeth G. Cohen e Rachel A. Lotan (3.ed., Penso, 2017)

“Com base em anos de pesquisa e experiência docente, a nova edição deste popular livro traz atualizações importantes sobre como aplicar com sucesso a aprendizagem cooperativa, de modo a construir salas de aula equitativas. Esta edição inclui as descobertas das mais recentes pesquisas sobre o que torna uma tarefa adequada para grupos, mostra como o trabalho em equipe contribui para o crescimento e o desenvolvimento dos estudantes, e como os professores podem organizar suas salas de aula para que todos participem ativamente.“

Aula nota 10 2.0: 62 técnicas para melhorar a gestão da sala de aula
Doug Lemov (Penso, 2018)

“Ensinar é um dos trabalhos mais importantes do mundo e, geralmente, um dos mais difíceis. Professores excelentes estão sempre se empenhando em aprender e melhorar suas aulas, e não importa o quão bons eles sejam, sempre há algo a ser aprimorado.  Aula nota 10 2.0 reúne a experiência de professores em salas de aula ao redor do mundo e oferece um conjunto atualizado de técnicas efetivas e envolventes para aprimorar a gestão da sala de aula.”


Avaliação em sala de aula: conceitos e aplicações
Michael K. Russell , Peter W. Airasian (Penso, 2014)

“A avaliação é parte cotidiana do ensino e do aprendizado e consiste no processo de coletar, sintetizar e interpretar informações que ajudam o professor na tomada de decisão. Este livro mostra que ela é um componente-chave de todos os aspectos do processo instrucional - entre eles a organização e a criação da cultura de sala de aula, o planejamento de tarefas e a análise da evolução dos estudantes em decorrência das aulas. Apresenta, ainda, novas ferramentas e abordagens à avaliação que resultam da introdução das tecnologias computacionais nas escolas.”

Aprendizagem invertida para resolver o problema do dever de casa
Jonathan Bergmann (Penso, 2018)

“O dever de casa é uma oportunidade para continuar aprendendo depois que o sinal da escola toca. De que modo os professores podem mudar a maneira como os alunos veem essa atividade e assegurar-se de que eles ainda se beneficiem com o conhecimento adicional? É simples: invertendo a aprendizagem! Neste livro, Jonathan Bergmann, um dos pioneiros do método Flipped Classroom, discute o motivo pelo qual o dever de casa tradicional causa tanta frustração nos estudantes. Além de elucidar o aumento da capacidade de aprendizagem por meio do dever de casa invertido, o autor sugere atividades engajadoras que tornam os estudantes participantes ativos na experiência de sala de aula.”






Comentários