Livros, câmera, ação!

Para quem aprecia uma boa leitura e ainda é fã de cinema, temos um roteiro de títulos prontos para embarcarem com você nestas férias! Fizemos uma seleção de histórias marcantes e que viraram adaptações cinematográficas, mostrando que a arte da narrativa pode estar presente em diferentes formatos e possibilidades de releitura.  Estes e outros títulos da Biblioteca estão à disposição para empréstimo a partir desse mês, mediante apresentação do comprovante de Rematrícula/2020.

🌴🌊🌞 Bom descanso e ótimas leituras! 😎🍹🍧



Marley e Eu, de John Grogan (Prestígio, 2006) 
"Marley é dose pra leão! John e Jenny eram recém-casados e não sabiam no que estavam se metendo quando decidiram adotar aquele lindo filhotinho de labrador.  Jenny, temendo não ter vindo com o "dom" da maternidade no DNA, queria testar seus instintos maternais antes de enveredar pelo caminho da gravidez. Por isso o casal decidiu ter um mascote. Após visitar uma fazenda, escolheram o filhotinho Marley, encantados com a doçura da mãe.  Marley conquistou leitores do mundo inteiro e se tornou protagonista do sucesso cinematográfico de 2008."



Um gato de rua chamado Bob, de James Bowen (Novo Conceito,  2016)
"Enquanto trabalhadores lotam as ruas de Covent Garden, em Londres, um simpático gatinho laranja chama a atenção da multidão. Com um vistoso lenço em volta do pescoço, Bob, como é chamado, vive com James Bowen, que toca música pela cidade com seu violão surrado. Mais do que um companheiro de rua, Bob é protagonista da história de superação e luta contra as drogas que James está enfrentando. O livro fala sobre amizade, fidelidade e esperança, pois Bob traz James de volta ao mundo e é a motivação que faltava para a sua decisiva volta por cima.  Baseado em fatos reais, o livro virou filme em 2016."


Extaordinário, de R.J. Palacío (Intrínseca, 2013)
"August Pullman (Auggie) nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma deformidade facial, o que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser aluno novo, ainda mais com o rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio em Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os novos colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros."  A história foi adaptada para o cinema em 2017.



Um dia, de David Nicholls (Intrínseca, 2010)
“Dexter e Emma se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e eles levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. 
Porém, incapazes de esquecer o sentimento especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia - 15 de julho.”  Estreou nas telas em 2011.

A garota no trem, de Paula Hawkins (Record, 2015)
"Um thriller psicológico que vai mudar para sempre a maneira como você observa a vida das pessoas ao seu redor. Todas as manhãs, Rachel pega o trem das 8h04 de Ashbury para Londres.  Passa o tempo observando os cenários do trajeto e fantasiando sobre a vida de um casal aparentemente perfeito e que vive em uma casa no caminho por onde passa o trem.  Até presenciar uma cena chocante e se ver envolvida em um misterioso caso de desaparecimentos."  Lançado no  cinema em 2016.



Quem é você, Alasca?, de John Green (Intrínseca, 2014)
Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras, e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o Grande Talvez. Muita coisa o aguarda no internato Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, louca e enigmática, Alasca levará Miles para o seu labirinto e em direção ao seu Grande Talvez.”  A história virou uma minissérie de 8 capítulos e foi lançada em outubro de 2019.

O Discurso do Rei, de Mark Logue e Peter Conradi (José Olympio, 2011)
‘’Um desconhecido e autodidata terapeuta vocal chamado Lionel Logue salvou a família real inglesa nas primeiras décadas do século XX. Logue não era um aristocrata britânico, nem mesmo inglês, mas foi quem ajudou o duque de York, futuro rei George VI, nervoso e com problemas de fala, a se tornar um dos maiores reis da Grã-Bretanha, depois que seu irmão, Eduardo VIII, abdicou em 1936. História inédita do relacionamento entre Logue e o rei George VI, coescrita com o neto de Logue e baseada exclusivamente nos diários e arquivos de seu avô Lionel.” Adaptado para o cinema em 2011.


Bilionários por acaso, de Ben Mezrich (Intrínseca, 2012)
Bilionários por acaso é uma narrativa em alta voltagem sobre dois estudantes desajustados de Harvard que tentavam aumentar suas chances com o sexo oposto e terminaram criando o Facebook. Protagonizada pelo brasileiro Eduardo Saverin, estudante de economia, e pelo norte-americano Mark Zuckerberg, gênio da informática - amigos que sobreviviam num ambiente repleto de alunos brilhantes de famílias tradicionais - mostra a trajetória da criação da rede social que se tornou uma das mais poderosas empresas do mundo e que revolucionou a maneira como milhões de pessoas se relacionam.’’ O filme A Rede Social  é de 2010.



Comentários