Ler a diversidade

 

Olá querida leitora e caro leitor!

O contato com os livros literários é fundamental para a formação de leitores em qualquer idade, seja pelo desenvolvimento da capacidade de uso da língua e da linguagem, pelo deleite na apreciação estética e dos sentidos de um texto, ou ainda quando pensamos na própria formação cultural e humana de cada leitor.  E aqui no nosso espaço escolar de formação de leitores, acreditamos que a boa literatura pode realmente nos transformar e contribuir para conhecermos as diferentes culturas e suas histórias. Por isso, a seleção da semana traz obras representativas de um rico universo étnico-racial.

E se você tem indicações para ampliarmos a diversidade literária do acervo da comunidade escolar, mande suas sugestões através do email iens-biblioteca@santainesrs.com.br

Um abraço e boas leituras!

Torto arado

De Itamar Vieira Júnior (Todavia, 2018) - Prêmios Leya, Oceanos e Jabuti Romance Literário

“Nas profundezas do sertão baiano as irmãs Bibiana e Belonísia encontram uma velha e misteriosa faca na mala guardada sob a cama da avó.  Ocorre então um acidente.  E para sempre suas vidas estarão ligadas – a ponto de uma precisar ser a voz da outra.  Filhas de humildes trabalhadores rurais descendentes de escravos, as irmãs irão crescer entre a extenuante rotina do campo, as tradições afro-brasileiras, e a absorvente vida familiar.  Um dos grandes trunfos deste romance é a representação - com eloquência e humanidade - dos descendentes de escravizados africanos para os quais a Abolição significou muito pouco, visto que ainda sobrevivem em situação análoga à escravidão.  Tudo isso traz ao romance uma trama que atravessa vozes, gerações e temas: a memória familiar, o trauma, a exploração, o misticismo afro-brasileiro e os laços sociais - elementos que vibram por muito tempo mesmo depois de terminada a leitura."

Os tesouros de Monifa

De Sônia Rosa e ilustrado por Rosinha (Brinque-Book, 2009)

“Minha avó Abigail sempre me falou da bisavó dela que veio da África num navio negreiro quando era bem mocinha.  Ela acumulou um tesouro ao longo da sua vida!  Um tesouro muito especial, que veio passando de geração para geração.  Esse tesouro mora agora na minha casa e fica dentro de uma grande caixa.  Este livro conta a história de uma menina que se encanta ao conhecer a vida de sua tataravó Monifa, que na cultura Ioruba nigeriana significa 'eu tenho sorte'."

O Pequeno Príncipe Preto

De Rodrigo França com ilustrações da Juliana Barbosa Pereira (Nova Fronteira, 2020)

“Em um minúsculo planeta, vive o Pequeno Príncipe Preto.  Além dele, existe apenas uma árvore Baobá, sua única companheira.  Quando chegam as ventanias, o menino viaja por diferentes planetas, espalhando amor e empatia.  A obra o Pequeno Príncipe Preto tem ingredientes da minha família: um pouco de minha vovó Bené, que me ensinou sobre ancestralidade; de meus pais, que me educaram valorizando a cultura negra; e de meus irmãos, que são apaixonados pela filosofia Ioruba.  Este livro surgiu do espetáculo de mesmo nome, escrito e dirigido por mim no ano de 2018.  A peça teve a intenção de mostrar às crianças, jovens e adultos o quanto somos potentes na diversidade cultural do Brasil.  Nela, como neste livro, abordei tudo o que ouvi durante a minha infância e que gostaria que todo mundo também ouvisse: devemos amar quem realmente somos!  Só no primeiro ano da peça foram mais de quarenta mil espectadores levando para o mundo uma semente de esperança.  Crianças pequenas e grandes, se amem!  Vivam o Ubuntu.  A vida é mais linda quando estamos juntos, respeitando o outro e semeando amor."  Rodrigo França

Clipe A Baobá


Comentários