Ler e escrever: direitos essenciais
Prezada leitora e caro leitor,
Se você está lendo esse post neste instante, é porque em
algum lugar e momento lá do seu passado alguém te ajudou a entender o que as
letras diziam e mostrou que era possível expressar ideias através das palavras. Já parou para pensar como seria sua vida se
você não soubesse ler nem escrever? É por isso que no próximo dia 14 de
novembro lembramos como a alfabetização – seja no âmbito tradicional ou sob a
perspectiva atual dos multiletramentos – é um direito essencial de todas as
pessoas, para que tenham a capacidade de compreender, usar e refletir sobre o
que leem, ampliando seus conhecimentos e participando da vida em sociedade.
Um abraço e boas leituras!
Letras de carvão
De Irene Vasco, ilustrado por Juan Palomino e com tradução da Márcia Leite (Editora Pulo do Gato, 2016)
De Irene Vasco, ilustrado por Juan Palomino e com tradução da Márcia Leite (Editora Pulo do Gato, 2016)
"Na pequena cidade de Palenque - que na língua espanhola significa quilombo - quase ninguém sabia ler. Com o propósito de ajudar a irmã a decifrar as cartas que recebia, e contando com a ajuda do dono da mercearia, uma menina começa a descobrir o que as letras e as palavras significam, e não demora muito para que um mundo novo de possibilidades se abra para ela e para todos os habitantes de seu povoado. Essa é a história que a mãe conta ao filho ao se lembrar da própria infância e de como aprendeu a ler e a escrever.
Ao contar uma história dentro de outra história,
esta narrativa relata também como os habitantes de pequenos povoados e de
comunidades quilombolas puderam ter acesso à língua escrita sem que para isso
tivessem de perder o vínculo com suas tradições mais genuínas. Os desenhos de
Juan Palomino reforçam a importância de valorizar a cultura local, em que
crianças e adultos brincam, trabalham e se divertem em meio a uma natureza
exuberante, festejando e compartilhando a vida e os saberes. O livro baseou-se
nos relatos de mães comunitárias colombianas durante oficinas de leitura ministradas pela
autora."
Tecnologias digitais na alfabetização
De Isabel Cristina Alves da Silva Frade e colaboradoras (Editora CEALE/FAE/UFMG, 2018) – Ebook disponível neste link.
De Isabel Cristina Alves da Silva Frade e colaboradoras (Editora CEALE/FAE/UFMG, 2018) – Ebook disponível neste link.
A obra traz os resultados parciais de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE/UFMG), com foco na utilização de jogos e atividades digitais para a aprendizagem do sistema alfabético e ortográfico da escrita. A proposta teve como público-alvo crianças dos três primeiros anos do Ensino Fundamental no município de Belo Horizonte (MG), e pretende aproximar os campos da pesquisa e do espaço escolar para inspirar professores no uso das tecnologias - em especial os jogos digitais - de uma forma reflexiva e colaborativa no contexto educativo. Segundo as autoras, “o jogar na escola proporciona a vivência do grupo, proporciona viver juntos respeitando as regras do jogo, respeitando uns aos outros em suas opiniões, em seus tempos de aprendizagem: respeito, solidariedade e compreensão das possibilidades do outro.”
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