Celebrando a Páscoa

 


"Todo mundo sabe que, quando vai chegando a Páscoa, as crianças vão começando a pensar em comilanças, em ovos coloridos, de chocolate, em coelhinhos.  Mas o que pouca gente sabe é que, quando vai chegando a Páscoa, os coelhinhos vão começando a pensar em comilanças, em cenouras coloridas, em crianças."   
"Uma história de Páscoa", de Ana Maria Machado

Prezada leitora e caro leitor,

Preparamos uma seleção de contos em comemoração à festa da Páscoa!  

E vale lembrar que, para além das surpresas deliciosas que o coelhinho vem compartilhar conosco, a  data é motivo de grande alegria e celebração nas tradições religiosas judaica e cristã pois recordam, respectivamente, a libertação do povo de Israel do Egito (Pessach) e a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus.

Um abraço e doces leituras!

O ovo da esperança: o sentido da festa da Páscoa

"Neste livro, Leonardo Boff fala com doçura e sabedoria sobre a Páscoa, abordando temas como a Pessach, a Páscoa cristã, os símbolos principais da Páscoa cristã e o que significa a Páscoa para nós hoje. A história é uma explicação sobre a Páscoa judaica, a Páscoa católica, a cristã e os seus principais símbolos: a luz da vela, o ovo e o coelhinho."  

Escrito por Leonardo Boff e ilustrado por Adriana Miranda (Mar de Ideias, 2011).















Pedrinho pintor

"Pedrinho era um coelhinho que pintava quadros muito lindos. Ele era alegre e criativo, e além disso, ou por isso mesmo, gostava de usar roupas diferentes, coloridas, como calças roxas e cachecóis com as cores do arco-íris. Os outros bichos achavam aquilo esquisito. Mas ele não se incomodava com a opinião alheia.  O sonho de Pedrinho era trabalhar na Fábrica de Ovos de Páscoa. Ele queria pintar ovos de um jeito novo, de um jeito que ninguém tinha pintado antes. Mas Seu Coelho Veloso, o gerente da fábrica, não gostou nada da aparência de Pedrinho e se recusou a contratá-lo.   Ainda bem que a história não acaba aqui..." 

Um conto de Ruth Rocha com ilustrações de Geraldo Valério (Salamandra, 2009).



Páscoa no galinheiro

"O autor Eduardo Bakr celebra o fenômeno da vida ao entrelaçar o valor simbólico do ovo com a festa da Páscoa e leva o leitor a refletir sobre o que é e o que quer ser, sobre diferenças e amizades. As ilustrações recriam a atmosfera pura que embala o nascer neste sonho de livro, tão doce quanto o gosto de chocolate."  

Ilustrado por Lúcia Hiratsuka (Paulinas, 2008).



O caso dos ovos

"A Páscoa está chegando e Dom Coelho precisa de ovos.  Acontece que as galinhas resolveram fazer greve e não querem botar um ovinho sequer!  E agora? " 

Um conto divertido da premiada escritora Tatiana Belinky, com ilustrações de Luís Camargo (Ática, 2008).

Comentários