Livros: um ano inteiro de abraços e conexões

Cara leitora e prezado leitor,

Chegamos ao final de mais um ano letivo compartilhando histórias especiais que nos acompanharam durante 2023!  As crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais vivenciaram momentos encantadores e bem divertidosconduzidos a cada mês com criatividade e carinho pela mediadora de leitura Graziela Rodrigues.  As obras apresentadas são do acervo da Biblioteca Escolar do Colégio Santa Inês e estão disponíveis para empréstimo também durante as Férias de Verão/2024.  Vai estar na cidade e quer matar a saudade do nosso espaço?  Faça uma visita e leve títulos para casa!  De segunda à sexta-feira, fale com nossa equipe pelo telefone (51) 3331-9111.  

Agradecemos a vocês por estarem conosco nesta jornada e que o livros sejam nosso elo para trocar abraços e criar conexões!


As aventuras de Pedro Coelho, de Beatrix Potter (Companhia das Letrinhas, 2014)

"Quem nunca ouviu falar de Pedro Coelho - o dentuço mais famoso, e levado!, do mundo - e de Beatrix Potter, que escreveu e ilustrou as suas aventuras há mais de cem anos? Neste livro, os leitores vão conhecer as quatro principais narrativas da série: “A história de Pedro Coelho” (primeiro texto infantil de Beatrix Potter), “A história do coelho Benjamin”, “A história dos coelhinhos Flocos” e “A história do sr. Raposão”. Acompanhadas dos desenhos originais, elas falam sobre as malandragens e apuros do coelhinho, em um texto divertido e charmoso." 
Idade sugerida: a partir de 2 anos.

Pluft, o fantasminha, de Maria Clara Machado (Nova Fronteira, 2018)

"Pluft mora com a mãe e o tio no sótão de uma casa em uma ilha. Nunca viu gente, até que vê uma pessoa e... fica cheio de medo! Acontece que a jovem Maribel é sequestrada pelo perverso pirata Perna de Pau, que quer roubar o tesouro do Capitão Bonança Arco-Íris, finado tio da menina. E onde ela fica presa? Pois é, na casa de Pluft. A partir desse encontro, os dois vencem o medo, criando laços poderosos de amizade. Toda essa aventura, ao mesmo tempo divertida e emocionante, nos mostra que, quando temos amigos, conseguimos tudo (até nos livrar de um pirata malvado)."  

Idade sugerida: a partir de 10 anos.


Tarsilinha e as formas, de Patrícia Engel Secco (Melhoramentos, 2021)

"Conhecer as formas geométricas por meio de obras de arte famosas é muito interessante. Em Tarsilinha e as Formas, a percepção dos elementos que compõem as pinturas da modernista Tarsila do Amaral é uma nova forma de estimular e aguçar o olhar das crianças."

Idade sugerida: a partir de 3 anos.


Abaré, de Graça Lima (Paulus, 2009)

"Abaré significa "amigo" em tupi-guarani. Esse é o nome que recebe um indiozinho muito especial, personagem central do nosso livro. A obra conta, por meio de belas ilustrações, a história desse indiozinho curioso e esperto que adora conhecer novos lugares e descobrir as diferenças que existem em cada espécie. Os caminhos por onde ele passa, os animais que ele encontra e até as surpresas que ele vê, tudo isso ensina e ajuda o nosso amigo a amadurecer. De todas as descobertas, a maior delas será a amizade, sentimento para ser levado vida afora. "

Idade sugerida: a partir de 3 anos


A lenda do saci-pererê em cordel, de Marco Haurélio (Paulinas, 2009)

"Quem nunca ouviu falar do Saci-Pererê? Essa figurinha inusitada e divertida faz parte do folclore brasileiro e muito já se falou sobre ele. Em forma de cordel, o livro conta como foi que surgiu o Saci, além de relatar as suas peripécias e estripulias, revelando por que a sua fama se espalhou até os nossos dias."

Idade sugerida: a partir de 8 anos.

A árvore da família, de David McPhail (Globinho, 2012)

"Há muito tempo, um homem chega a uma bela floresta e decide erguer ali seu novo lar. Sozinho, limpa a mata e abre terreno para criar animais, cultivar alimentos e obter a madeira que servirá para construir sua casa. Caprichosamente, escolhe preservar uma árvore nativa em seu jardim. Os anos passam e as gerações de descendentes daquele homem desfrutam a companhia da bela árvore, até que sua existência acaba ameaçada pelo progresso da região. Caberá a um garotinho, bisneto do bisneto do pioneiro, comandar a resistência e salvar a árvore da família." 

Idade sugerida: a partir de 3 anos.


Girassóis, de Caio Fernando Abreu (Global, 1997)

"Tenho aprendido muito com o jardim. Os girassóis, por exemplo, que vistos de fora parecem flores simples, fáceis até pouco tempo brutos. Pois não são. 

Girassóis é um trecho da crônica “A morte dos girassóis”, publicada no jornal O Estado de S. Paulo e também publicada em livro com crônicas datadas de 1986 a 1995, quando o escritor Caio Fernando Abreu estava internado no hospital.  Ao observar o crescimento da planta, o autor reflete poeticamente sobre o ciclo da vida – nascimento e morte. Um ciclo que se repete todos os dias." 

Idade sugerida: a partir de 8 anos.


Nossa amiga Aparecida, de Serginho Rodrigues (Santuário, 2013)

"Nossa Senhora Aparecida é a Mãe querida do povo Brasileiro, e a ela os devotos sempre recorrem com muita fé e esperança. Nesse livro destinado às crianças, Serginho Rodrigues conta, de maneira descomplicada, a história da devoção a Nossa Senhora Aparecida. O livro traz belas ilustrações que irão cativar as crianças e fazê-las amar a mãezinha do céu."
Idade sugerida: a partir de 6 anos.

O que tem na caixa do João?, de Maria Nireuda Alves (Paulus, 2021)

"O que tem na caixa do João é uma proposta de descobertas por meio do uso da imagem. Com liberdade de interpretação, a criança fará as suas descobertas, imaginando e recriando o cenário onde a história acontece e participando de forma lúdica na construção da narrativa." 
Idade sugerida: a partir de 2 anos.


O bichinho da maçã, de Ziraldo (Melhoramentos, 2022)

"Debaixo da macieira, os animais se reuniam para ouvir as mais incríveis histórias contadas com muita graça pelo bichinho que morava dentro da maçã. Infelizmente, o perigo um dia apareceu. O Bichinho da Maçã nos conta como conseguiu se safar, graças à sua inteligência. Um clássico da literatura infantil brasileira, foi premiado com o Jabuti 1982, Melhor Livro de Arte."
Idade sugerida: a partir de 7 anos.










Comentários