Livros: um ano inteiro de abraços e conexões
Cara leitora e prezado leitor,
Chegamos ao final de mais um ano letivo compartilhando histórias especiais que nos acompanharam durante 2023! As crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais vivenciaram momentos encantadores e bem divertidos, conduzidos a cada mês com criatividade e carinho pela mediadora de leitura Graziela Rodrigues. As obras apresentadas são do acervo da Biblioteca Escolar do Colégio Santa Inês e estão disponíveis para empréstimo também durante as Férias de Verão/2024. Vai estar na cidade e quer matar a saudade do nosso espaço? Faça uma visita e leve títulos para casa! De segunda à sexta-feira, fale com nossa equipe pelo telefone (51) 3331-9111.
Agradecemos a vocês por estarem conosco nesta jornada e que o livros sejam nosso elo para trocar abraços e criar conexões!
Pluft, o fantasminha, de Maria Clara Machado (Nova Fronteira, 2018)
"Pluft mora com a mãe e o tio no sótão de uma casa em uma ilha. Nunca viu gente, até que vê uma pessoa e... fica cheio de medo! Acontece que a jovem Maribel é sequestrada pelo perverso pirata Perna de Pau, que quer roubar o tesouro do Capitão Bonança Arco-Íris, finado tio da menina. E onde ela fica presa? Pois é, na casa de Pluft. A partir desse encontro, os dois vencem o medo, criando laços poderosos de amizade. Toda essa aventura, ao mesmo tempo divertida e emocionante, nos mostra que, quando temos amigos, conseguimos tudo (até nos livrar de um pirata malvado)."
Idade sugerida: a partir de 10 anos.
"Conhecer as formas geométricas por meio de obras de arte famosas é muito interessante. Em Tarsilinha e as Formas, a percepção dos elementos que compõem as pinturas da modernista Tarsila do Amaral é uma nova forma de estimular e aguçar o olhar das crianças."
Idade sugerida: a partir de 3 anos.
"Abaré significa "amigo" em tupi-guarani. Esse é o nome que recebe um indiozinho muito especial, personagem central do nosso livro. A obra conta, por meio de belas ilustrações, a história desse indiozinho curioso e esperto que adora conhecer novos lugares e descobrir as diferenças que existem em cada espécie. Os caminhos por onde ele passa, os animais que ele encontra e até as surpresas que ele vê, tudo isso ensina e ajuda o nosso amigo a amadurecer. De todas as descobertas, a maior delas será a amizade, sentimento para ser levado vida afora. "
Idade sugerida: a partir de 3 anos
"Quem nunca ouviu falar do Saci-Pererê? Essa figurinha inusitada e divertida faz parte do folclore brasileiro e muito já se falou sobre ele. Em forma de cordel, o livro conta como foi que surgiu o Saci, além de relatar as suas peripécias e estripulias, revelando por que a sua fama se espalhou até os nossos dias."
Idade sugerida: a partir de 8 anos.
A árvore da família, de David McPhail (Globinho, 2012)
"Há muito tempo, um homem chega a uma bela floresta e decide erguer ali seu novo lar. Sozinho, limpa a mata e abre terreno para criar animais, cultivar alimentos e obter a madeira que servirá para construir sua casa. Caprichosamente, escolhe preservar uma árvore nativa em seu jardim. Os anos passam e as gerações de descendentes daquele homem desfrutam a companhia da bela árvore, até que sua existência acaba ameaçada pelo progresso da região. Caberá a um garotinho, bisneto do bisneto do pioneiro, comandar a resistência e salvar a árvore da família."
Idade sugerida: a partir de 3 anos.
Girassóis é um trecho da crônica “A morte dos girassóis”, publicada no jornal O Estado de S. Paulo e também publicada em livro com crônicas datadas de 1986 a 1995, quando o escritor Caio Fernando Abreu estava internado no hospital. Ao observar o crescimento da planta, o autor reflete poeticamente sobre o ciclo da vida – nascimento e morte. Um ciclo que se repete todos os dias."
Idade sugerida: a partir de 8 anos.
Comentários
Postar um comentário