Brincadeiras com Origami

Em outubro, a Biblioteca se encheu de dobraduras para oferecer aos seus visitantes a leitura da história "A menina dos dedos mágicos", escrita por Wil Fraga e Lia Figas.  Nela, acompanhamos Sara, uma menina que descobre ter dedos mágicos pois consegue transformar simples folhas de papel em bichinhos, barquinhos e livrinhos. 

Além da leitura, foi oferecida uma oficina de origami, em que os estudantes aprenderam a interpretar diagramas e seguir as instruções passo a passo para criar um cachorrinho de papel.  Ambas as atividades foram mediadas por Guilherme Soares e Thiarles Ferreira, colaboradores da Biblioteca. 

As turmas da Educação Infantil ouviram atentamente a história e descobriram que também possuíam dedos mágicos!  Ao final da mediação de leitura, receberam uma dobradura de raposa para colorir e levar como lembrança desse momento. 

Já as turmas do 1º e 2º Ano colocaram em ação seus dedos mágicos logo após a leitura.  Com animação, eles transformaram simples folhas de papel colorido em rostos de porquinhos, que ganharam mais vida ainda depois de receberem sorrisos e mais cores. 

Os estudantes do 3º ao 5º Ano também tiveram sua própria jornada.  Para eles, a leitura foi diferente: em invés de palavras, aprenderam a ler diagramas de origami. Depois de compreenderem a nomenclatura básica dos símbolos e instruções, aceitaram o desafio de dobrar um cachorrinho de papel.  Ao final da oficina, cada criança segurava com orgulho um cachorrinho que havia criado com suas próprias mãos!









Comentários